Como comer saudável sem “fazer dieta”

Como comer saudável sem “fazer dieta”

Comer saudável pode ser fácil, acessível e delicioso se você seguir algumas recomendações simples.

Afinal, uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e muitas outras coisas que você preferiria evitar. A boa notícia é que comer corretamente não precisa ser difícil ou exigir que você desista de coisas que você ama. É tudo sobre fazer escolhas inteligentes para criar um padrão geral de dieta saudável.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você e sua família a adotarem um estilo de alimentação mais saudável:

INCLUIR
Frutas e vegetais
Grãos integrais
Feijão e Leguminosas
Nozes e sementes
Peixe (de preferência peixe oleoso com ácidos graxos ômega-3)
Aves sem pele e proteínas animais magras
Proteínas à base de plantas
LIMITE
Bebidas adoçadas
Alimentos de sódio e salgados
Gorduras saturadas e colesterol dietético
Carnes vermelhas gordas ou processadas – se você optar por comer carne, selecione cortes mais magros
Carboidratos refinados como açúcares adicionados e alimentos processados
Laticínios integrais e ovos
Óleos tropicais, como coco e óleo de palma
EVITAR
Gordura trans e óleos parcialmente hidrogenados – encontrados em alguns produtos comercialmente cozidos
DICAS

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Escolha atentamente, mesmo com alimentos mais saudáveis. Ingredientes e teor de nutrientes podem variar muito.
Leia os rótulos. Compare as informações nutricionais nos rótulos das embalagens e selecione produtos com as menores quantidades de sódio, açúcares adicionados, gordura saturada e gordura trans e nenhum óleo parcialmente hidrogenado.
Assista suas calorias. Para manter um peso saudável, coma apenas o número de calorias que consome por meio de atividade física. Se você quer perder peso, ingerir menos calorias ou queimar mais calorias.
Coma porções razoáveis. Muitas vezes isso é menos do que você é servido, especialmente quando comer fora.
Cozinhe e coma em casa. Você terá mais controle sobre os ingredientes e os métodos de preparação.
Procure pela marca Heart-Check para identificar facilmente os alimentos que podem fazer parte de um padrão geral de alimentação saudável.

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