7 chaves para levar um estilo de vida saudável

7 chaves para levar um estilo de vida saudável

Manter um estilo de vida saudável é o conjunto de uma série de hábitos que incluem equilíbrio na alimentação, atividade física, descanso adequado etc. Tudo com o objetivo de promover a saúde e evitar possíveis doenças.
Ouça áudio

A prática correta e contínua de um estilo de vida saudável beneficia a saúde, promove o bem-estar e aumenta a expectativa de vida. É uma moda que veio para ficar. Para aqueles que querem entrar nesta onda saudável, aqui estão algumas opções:
1- Manter uma dieta balanceada

Leia também: Forscolina ou forskolin o que é e quais os benefícios emagrece

Um pilar fundamental da saúde é a comida. Quanto à alimentação saudável, existem muitas teorias que circulam constantemente em revistas e publicações na internet. Além das dietas que se tornam moda meses antes do verão, os especialistas concordam que um prato de alimentos balanceados deve ser dividido da seguinte forma: metade deve incluir vegetais, ¼ de alimentos ricos em proteínas e ¼ de cereais, leguminosas e amidos.

Realizar dietas da moda ou de passageiro, se não estiverem sendo controladas por um profissional, pode ser perigoso, pois geralmente excluem qualquer grupo de alimentos. Cada corpo é diferente e as necessidades nutricionais devem ser cobertas para cada caso particular.

A nutricionista Marilee Torras recomenda “uma dieta variada que inclua todos os grupos de macro e micronutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais”. Para completar a dieta, você deve consumir três porções de frutas e dois de vegetais por dia (de preferência crus) e pelo menos dois litros de água. Os últimos são alimentos regulatórios que ajudam a fortalecer a saúde, prevenir doenças e absorver nutrientes.
Estilo de vida saudável

Exemplo de almoço saudável com legumes frescos, uma garrafa de água e frutas.
2- Praticar atividades físicas

O exercício tem efeitos muito positivos na vida das pessoas e também ajuda na prevenção de doenças. A busca pelo tipo de atividade física dependerá de cada pessoa, sempre levando em consideração a saúde.

Se você não pratica atividades esportivas ou não recorre a qualquer academia, há outros pequenos passos que podem ajudar. Você pode caminhar até a mesa de um parceiro em vez de enviar e-mails, escolher a escada em vez do elevador, levar o cachorro para passear ou andar de bicicleta com as crianças.

Permanecer em movimento é a palavra de ordem. Para se equipar com o sportswear necessário, o BBVA Paraguay oferece benefícios aos seus clientes em todas as lojas de esportes do Shopping del Sol e, entre os dias 6 e 9 de setembro, financia compras em até seis parcelas sem juros com cartões de crédito BBVA.
Estilo de vida saudável

O BBVA Paraguai financia a compra de roupas esportivas e concede o benefício de seis parcelas sem juros ao usar os cartões de crédito do banco.
3- Treinamento com realidade virtual

Para quem tem pouco tempo, existem dispositivos tecnológicos que podem ajudar com o objetivo de permanecer em movimento.

As lentes de realidade virtual (VR) permitem ao usuário mergulhar em uma nova realidade. Eles se conectam através de um programa que é baixado do telefone e de onde eles podem fazer uma rotina de exercícios transportados para outra dimensão. Você só precisa dos óculos e do dispositivo de computador que irá gerar o ambiente virtual como um computador, console ou telefone celular.

A realidade virtual pode ser uma opção menos chata de se exercitar e é destinada a pessoas que procuram uma alternativa diferente para estar em forma. Esta iniciativa ainda não está posicionada como uma opção no Paraguai, no entanto, é usada nos Estados Unidos onde as equipes de futebol americano da NFL, através deste A tecnologia inovadora e imersiva replica situações complexas e treina reflexos ou reações a elas.
estilo de vida saudável

A realidade virtual pode ser uma opção menos chata para fazer exercícios.
4- Mantenha um descanso adequado

Um estilo de vida saudável inclui um descanso adequado. É fundamental reabastecer as energias necessárias para enfrentar o dia a dia. Recomenda-se responder a estas perguntas para saber se você descansou o suficiente: como está seu humor? Você costuma dormir de 7 a 8 horas por dia? Você tem sintomas de ansiedade ou depressão?

O sono é sinônimo de saúde e tem um efeito positivo no bem-estar.
Estilo de vida saudável

O momento de descanso é fundamental para reabastecer as energias necessárias para enfrentar o dia a dia.
5- Aproveite o tempo livre

Lazer e recreação são tão valiosos para a saúde das pessoas quanto hábitos alimentares saudáveis ​​e atividade física. Nas antigas civilizações, como nas da Grécia e da antiga Roma, eles a consideravam como uma encarnação humana, uma vez que o tempo era destinado a atividades que enriqueciam o espírito e o intelecto.

Hoje ela está relacionada a atividades como assistir televisão, ouvir rádio, ler um livro, fazer atividades ao ar livre, atividades culturais e lazer digital, incluindo aquelas que giram em torno de computadores e da Internet.

A melhor maneira de aproveitar o tempo livre é reconhecer as atividades que beneficiam a saúde física e mental. O grau de uso dependerá de cada pessoa, suas aspirações e sua consciência dos benefícios que podem trazer.
estilo de vida saudável

Lazer e recreação são de grande valor para a saúde das pessoas.
6- Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco

Não é novidade que o consumo de tabaco ou álcool leva à deterioração física e mental. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas ocupa o terceiro lugar entre os principais fatores de risco para doenças do mundo. Da mesma forma, os efeitos nocivos e as conseqüências que o tabaco tem sobre a saúde são conhecidos, uma vez que afeta vários órgãos do corpo e, além disso, a fumaça também pode prejudicar outras pessoas.
estilo de vida saudável

A OMS recomenda o consumo moderado de álcool e tabaco.
7- Tomar medidas para melhorar a saúde mental

Ter bons hábitos também permite que você seja saudável mentalmente e emocionalmente. Pessoas que têm bons hábitos geralmente lidam com seu desenvolvimento pessoal e profissional, trabalhando todos os dias para que sua vida seja a coisa mais próxima do que desejam.

Com simples mudanças de comportamento e hábitos diários podem ter grandes ganhos em saúde e longevidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *