15 alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade são prejudiciais

15 alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade são prejudiciais

A principal razão pela qual a humanidade é mais obesa e doente do que nunca são os alimentos não saudáveis. E, surpreendentemente, muitos deles são considerados benéficos por muitas pessoas. Aqui nós revisamos 15 desses alimentos com fachada saudável, mas essência nociva.

1. Alimentos processados ​​com baixo teor de gordura.
baixo teor de gordura

A guerra contra as gorduras saturadas é um dos maiores erros na história da nutrição. Foi baseado em evidências fracas que foram completamente refutadas.

Quando essa tendência começou a se espalhar, os fabricantes de alimentos processados ​​começaram a remover gorduras de seus produtos.

Mas há um grande problema: a comida tem um gosto horrível quando não tem gordura. Assim, ele começou a adicionar grandes quantidades de açúcar para compensar.

E o ponto é que as gorduras saturadas são inofensivas, mas o açúcar adicionado é incrivelmente prejudicial quando consumido em excesso .

Assim, as palavras “zero gordura” ou “baixo teor de gordura” em um envoltório geralmente significa que é um produto altamente processado e cheio de açúcar.

2. A maioria dos molhos de saladas disponíveis comercialmente.

Embora todos saibamos que os vegetais são extremamente saudáveis, não podemos ignorar o fato de que eles não são bons. É por isso que muitas pessoas usam curativos para deixar suas saladas mais saborosas.

Mas a maioria deles tem grandes quantidades de ingredientes nocivos, como açúcar, óleos vegetais e gorduras trans, além de produtos químicos artificiais.

Portanto, certifique-se de verificar a lista de ingredientes antes de usar um curativo, ou faça isso em casa usando ingredientes saudáveis.

3. Sucos de frutas, basicamente açúcar líquido.
suco

Sucos de frutas são considerados instantaneamente saudáveis, considerando sua origem vegetal. Mas a verdade é que a maioria dos sucos que são comprados em supermercados não são feitos de frutas.

Muitas vezes, mesmo, não há uma pitada de fruta neles, apenas produtos químicos que imitam seu sabor. O que é consumido é, em resumo, água açucarada com sabor a fruta.

Mas, além disso, mesmo que seja consumido 100% de suco natural, ainda é uma má ideia. Suco de fruta foi removido a melhor parte da fruta (como fibras) e apenas o açúcar permanece basicamente.

De fato, o suco de fruta contém uma quantidade semelhante de açúcar ao de uma bebida adoçada .

4. Trigo Integral

Para começar, a maioria dos produtos de trigo integral nem sequer é feita de trigo integral. Os grãos são pulverizados para transformá-los em farinha muito fina e elevar o açúcar no sangue igual aos seus equivalentes refinados.

De fato, o pão de farinha de trigo integral pode ter um índice glicêmico semelhante ao do pão branco .

De qualquer forma, o trigo integral autêntico também não é recomendado, pois ainda é insalubre em comparação com o trigo que foi comido na época de nossos avós.

Por volta de 1960, os cientistas começaram a manipular os genes do trigo para aumentar as colheitas. O trigo moderno, também, é menos nutritivo e tem algumas propriedades que os tornam piores para o consumo de pessoas intolerantes ao glúten .

Alguns estudos também mostram que o trigo moderno pode causar inflamação e aumentar os níveis de colesterol em comparação com variedades mais antigas.

Assim, embora o trigo possa ter sido relativamente saudável nos séculos anteriores, é melhor evitar os produtos de trigo que a maioria das pessoas consome atualmente.

5. Fitoesteróis redutores de colesterol.

Os fitoesteróis são nutrientes que são basicamente versões vegetais do colesterol. E, de acordo com alguns estudos, eles servem para diminuir o nível de colesterol em humanos.

Por essa razão, eles são frequentemente adicionados a alimentos processados, que são promovidos como redutores de colesterol, afirmando que previnem doenças cardíacas.

No entanto, existem estudos que mostram que, embora os níveis de colesterol caiam, os fitoesteróis têm efeitos adversos no sistema cardiovascular e até aumentam o risco de doenças cardíacas e morte.

6. Margarina
margarina

A manteiga foi demonizada há muito tempo pela mão de seu alto teor de gorduras saturadas. E vários especialistas começaram a recomendar a substituição por margarina.

Anos atrás, a margarina costumava ser rica em gorduras trans. Atualmente, tem uma quantidade menor, mas continua cheia de óleos vegetais refinados.

A margarina não é um alimento, é um conjunto de produtos químicos e óleos refinados que foram fabricados para se parecerem com um.

Portanto, não é surpresa que um estudo tenha mostrado que pessoas que substituem a manteiga por margarina têm maior risco de morrer de problemas cardíacos .

Então, se a idéia é melhorar a saúde, é melhor comer manteiga (preferivelmente de gado alimentado com capim) e evitar a margarina.

7. Bebidas esportivas.

O design das bebidas esportivas foi feito com os atletas como guia. Eles contêm eletrólitos (sais) e açúcar, o que pode ser útil para eles em muitos casos.

No entanto, as pessoas comuns não precisam de sais adicionais e certamente não de açúcar líquido.

E, embora sejam muitas vezes considerados menos prejudiciais do que as bebidas açucaradas, não há diferenças fundamentais, exceto que o teor de açúcar é, por vezes, um pouco menor.

É importante manter-se hidratado, especialmente durante o exercício físico, mas a maioria das pessoas terá melhores resultados simplesmente usando água.

8. Baixa junk food de carboidratos.
barra de chocolate

Dietas com baixo teor de carboidratos têm sido incrivelmente populares por décadas. Nos últimos 12 anos, muitos estudos confirmaram que essas dietas são uma maneira muito eficaz de perder peso e melhorar a saúde.

No entanto, os fabricantes de alimentos aumentaram a tendência de trazer ao mercado produtos processados ​​com baixo teor de carboidratos.

Isso inclui junk food altamente processado, como barras Atkins. Se você observar a lista de ingredientes, verá que não há alimentos reais, apenas produtos químicos e ingredientes altamente refinados.

Estes produtos podem ser consumidos ocasionalmente sem comprometer a adaptação metabólica que vem com uma dieta baixa em carboidratos. Mas eles não nutrem o corpo de forma alguma, e mesmo que sejam tecnicamente pobres em carboidratos, não são saudáveis.

9. Néctar de agave.

Considerando os efeitos nocivos do açúcar, muitas pessoas buscaram alternativas. E um dos adoçantes “naturais” mais populares é o néctar de agave, também conhecido como xarope de agave.

Este ingrediente pode ser encontrado em todos os tipos de alimentos “saudáveis”, acompanhados por declarações atraentes na embalagem. Mas o agave não é melhor que o açúcar. Na verdade, é muito pior.

Um dos principais problemas com o açúcar é seu alto teor de frutose, que pode causar sérios problemas metabólicos quando consumido em excesso.

Assim, o açúcar contém cerca de 50% de frutose, o xarope de milho rico em frutose contém cerca de 55% … e o agave contém entre 70 e 90%.

Desta forma, grama por grama, o agave é pior que o açúcar comum. “Natural” nem sempre significa “saudável”, e até mesmo o fato de que o néctar de agave é considerado natural é discutível.

10. Comida vegetariana vegana.
bacon vegan

As dietas veganas são muito populares hoje em dia, em geral por razões éticas e ambientais. No entanto, muitas pessoas promovem dietas veganas também como uma forma de melhorar a saúde (o que é altamente questionável).

Existem muitos alimentos veganos processados ​​no mercado, geralmente vendidos como substitutos convenientes para refeições não veganas. Um exemplo é o bacon vegano.

Mas é importante ter em mente que esses alimentos costumam ser altamente processados ​​e prejudiciais a todos, inclusive os vegans.

11. Xarope de arroz integral.

Xarope de arroz integral é um adoçante que é erroneamente considerado saudável. É fabricado expondo o arroz cozido a enzimas que convertem o amido em açúcares simples.

Este xarope não contém frutose refinada, apenas glicose. E a ausência de frutose refinada é boa, mas o xarope de arroz tem um índice glicêmico de 98, o que significa que a glicose que contém aumentará o nível de açúcar no sangue extremamente rapidamente.

O xarope de arroz também é altamente refinado e não contém praticamente nenhum nutriente essencial. Em outras palavras, suas calorias são “vazias”.

Também são preocupantes os níveis de contaminação por arsênico que foram encontrados neste xarope, outro motivo para ser extremamente cuidadoso com isso.

Existem melhores adoçantes no mercado, como a estévia, o eritritol e o xilitol, que na verdade até trazem benefícios para a saúde.

12. Alimentos orgânicos processados.

Infelizmente, a palavra “orgânico” tornou-se outro rótulo de marketing . Os fabricantes de alimentos descobriram milhares de maneiras de fazer a mesma junk food, mas com ingredientes orgânicos.

Isso inclui, por exemplo, a cana-de-açúcar orgânica, que é basicamente 100% idêntica ao açúcar comum. Resta apenas glicose e frutose, com poucos ou nenhum nutriente.

Assim, em muitos casos, a diferença entre um ingrediente e sua contraparte orgânica é quase inexistente. Alimentos que são vendidos como “orgânicos” não são necessariamente saudáveis ​​e você deve sempre verificar os rótulos para ver o que eles contêm.

13. Óleos vegetais.
óleo de milho

Geralmente é aconselhável consumir óleos vegetais ou de sementes, incluindo óleos de soja, canola e uva. Isto é baseado no fato de que eles foram mostrados para diminuir os níveis de colesterol no sangue , pelo menos a curto prazo.

Mas é importante ter em mente que o colesterol no sangue é um fator de risco, não uma doença em si. E mesmo que os óleos vegetais melhorem esse fator de risco, não há garantia de que eles ajudem a evitar pontos mais fortes, como ataques cardíacos.

De fato, muitos estudos controlados mostraram que, além de reduzir o colesterol, esses óleos podem aumentar o risco de morte por doenças cardíacas e câncer .

Assim, é melhor consumir gorduras naturais saudáveis, como banha, coco ou azeite, e evitar óleos vegetais processados.

14. Comida sem glúten.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2013, cerca de um terço dos americanos tentam ativamente evitar o glúten.

E muitos especialistas acham que isso é desnecessário, mas a verdade é que o glúten (e especialmente o que contém trigo moderno) pode ser problemático para muitas pessoas .

Não é surpresa, portanto, que os fabricantes de alimentos tenham trazido ao mercado todos os tipos de produtos sem glúten. Mas o problema é que eles geralmente são tão prejudiciais quanto seus equivalentes de glúten e, às vezes, são ainda piores.

Eles tendem a ser alimentos altamente processados, muito pobres em nutrientes e geralmente feitos com amidos refinados que levam a picos muito rápidos de açúcar no sangue.

É melhor então escolher alimentos que são naturalmente isentos de glúten, como vegetais ou alimentos de origem animal. O junk food sem glúten ainda é junk food.

15. A maioria dos cereais matinais processados.
rótulo de comida

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A maneira pela qual vários cereais são promovidos é vergonhosa. Muitos, incluindo aqueles destinados a crianças, têm todos os tipos de declarações saudáveis ​​coladas nas caixas, como “integral” ou “baixo teor de gordura”.

Mas quando você olha para a lista de ingredientes, existem apenas grãos refinados, açúcar e produtos químicos artificiais.

E a verdade é que, se a embalagem de um produto diz que é saudável, provavelmente não é. Alimentos autenticamente saudáveis ​​são aqueles que não precisam ser declarados como tal.

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